Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Florestas. |
Data corrente: |
18/07/2005 |
Data da última atualização: |
18/07/2005 |
Autoria: |
BOLFE, A. P. F.; SIQUEIRA, E. R. de. |
Título: |
Educação para sistemas agroflorestais visando a recuperação de áreas degradadas com inclusão social. |
Ano de publicação: |
2003 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO FLORESTAL ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL, 9., 2003, Nova Prata, RS. Floresta: função social: anais. Nova Prata: Prefeitura Municipal, 2003. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
1 CD-ROM. |
Conteúdo: |
O trabalho baseia-se na interdisciplinaridade da educação e ciências agrárias numa perspectiva da diversidade sócio-econômica, cultural e ambiental para transformar a ação no meio rural, e assim implementar sistemas agroflorestais de sucessão acelerada no estado de Sergipe, que sob a perspectiva agroecológica tratam-se de uma forma diferente de ver e trabalhar a agricultura e a função do homem frente à natureza. Abordamos o que foi chamado "equívoco gnosiológico da extensão rural"; que existe um "não saber" (do agricultor que recebe a tecnologia) e um "saber" (do técnico que transfere a tecnologia). Nesta visão freireana conscientizadora propõe-se, a educação como comunicação, diálogo, na medida em que não se transfere saber, mas possibilita-se encontro de sujeitos interlocutores que buscam significar seus significados, assim como, produzir e apropriar-se de saberes técnicos e conhecimentos para participar na gestão de seus processos de produção, assim como conservar a natureza. |
Palavras-Chave: |
Área degradada; Inclusão social; Sistema agroflorestal. |
Thesagro: |
Educação. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01700naa a2200193 a 4500 001 1311145 005 2005-07-18 008 2003 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aBOLFE, A. P. F. 245 $aEducação para sistemas agroflorestais visando a recuperação de áreas degradadas com inclusão social. 260 $c2003 500 $a1 CD-ROM. 520 $aO trabalho baseia-se na interdisciplinaridade da educação e ciências agrárias numa perspectiva da diversidade sócio-econômica, cultural e ambiental para transformar a ação no meio rural, e assim implementar sistemas agroflorestais de sucessão acelerada no estado de Sergipe, que sob a perspectiva agroecológica tratam-se de uma forma diferente de ver e trabalhar a agricultura e a função do homem frente à natureza. Abordamos o que foi chamado "equívoco gnosiológico da extensão rural"; que existe um "não saber" (do agricultor que recebe a tecnologia) e um "saber" (do técnico que transfere a tecnologia). Nesta visão freireana conscientizadora propõe-se, a educação como comunicação, diálogo, na medida em que não se transfere saber, mas possibilita-se encontro de sujeitos interlocutores que buscam significar seus significados, assim como, produzir e apropriar-se de saberes técnicos e conhecimentos para participar na gestão de seus processos de produção, assim como conservar a natureza. 650 $aEducação 653 $aÁrea degradada 653 $aInclusão social 653 $aSistema agroflorestal 700 1 $aSIQUEIRA, E. R. de 773 $tIn: CONGRESSO FLORESTAL ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL, 9., 2003, Nova Prata, RS. Floresta: função social: anais. Nova Prata: Prefeitura Municipal, 2003.
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Registro original: |
Embrapa Florestas (CNPF) |
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